Qual o melhor aplicativo híbrido ou nativo?

Qual o melhor aplicativo híbrido ou nativo?

Apps híbridos X nativo

Pessoal, venho tentar resolver neste post uma dúvida muito comum para quem quer se aventurar na área de desenvolvimento mobile. Muitas pessoas se perguntam antes de desenvolver um aplicativo se devem fazer um aplicativo híbrido ou nativo, e é essa pergunta que eu ajudarei a responder.

Primeiramente irei explicar as diferença entre híbrido e nativo.

Aplicativo Nativo
Cada plataforma tem sua própria linguagem de programação, com isso quem quer desenvolver para Android irá utilizar a linguagem JAVA, quem quiser para iOS usará Objective C ou Swift e quem quiser desenvolver para Windows Phone irá usar o C#.

Aplicativo Híbrido
É um aplicativo que abre dentro de si uma página web, um sistema feito basicamente com HTML e JavaScript. Sua aplicação na verdade ficará dentro de uma aplicação nativa, porém feita em uma linguagem que não é a “ideal” para o dispositivo. Com isso não terá um desempenho tão bom e a interface não será tão “natural” quanto os aplicativos nativos. O acesso aos recursos do celular como GPS e camera poderão ser feitos, mas não serão tão eficientes quanto o nativo.

Outras soluções para aplicativos nativos
Uma ferramenta bastante conceituada no mercado é o Xamarim, com ele você desenvolve sua aplicação utilizando C# e o framework do Xamarim se virá para gerar os apps de forma nativa para cada plataforma. Esta já foi uma ferramenta paga e muito cara, mas graças a Microsoft ter comprado o produto, ela liberou para que qualquer um possa desenvolver aplicativos com Xamarim gratuitamente.

Outras soluções para aplicativos híbridos
Você não precisa ficar se matando escrevendo códigos html, css e javascript na mão para montar seu aplicativo híbrido, hoje temos diversos frameworks que facilitam muito o nosso dia a dia. Irei citar 2 dos frameworks que eu mais gosto que são:
Phonegap
Ionic 1 e 2

Esses frameworks possuí vários componentes já prontos que facilitam e muito o desenvolvimento, fora que já existe muitos artigos na internet sobre eles.

Bom qual eu devo escolher entre híbrido e nativo?
Abaixo temos uma lista de perguntas que você deve responder para achar sua resposta.

Seu prazo é curto?

É para ontem? Então o híbrido é a melhor saída, existem mais desenvolvedores que conseguirão desenvolver e a implementação poderá ser feita em bem menos tempo. O desenvolvimento nativo costuma levar muito mais tempo pois a programação é mais complexa.

Você tem um desenvolvedor para cada plataforma(Android, iOS e Windows Phone)?

Se tem, tudo ok. Senão, o híbrido é a melhor solução, pois poderá gerar versão para os três ambientes com a mesma base de código.

Seu aplicativo precisará ser atualizado com que frequência?

Se a resposta for “constantemente” (mais de uma vez na semana), o híbrido é mais adequado, porque parte do seu código poderá estar online e ser atualizado pelo sistema web dentro do aplicativo, sem precisar atualizar o aplicativo todo ou enviar novas versões para as lojas.

É apenas uma experiência seu aplicativo?

Vá de híbrido. Não gaste todas suas moedas em um aplicativo para “ver no que vai dar”. Invista menos fazendo com híbrido e se a ideia vingar, se os usuários gostarem e a coisa começar a crescer, ai sim valerá a pena investir no nativo. Neste momento até um investidor poderá ser convidado, já que a ideia já foi validada.

Você quer que seu usuário tenha a melhor experiência possível?

Então a resposta é nativo, pois eles apresentam o máximo de performance e a interface é 100% natural, o usuário (conscientemente ou não) percebe que o aplicativo é “fluído”, que responde rápido aos toques e que aparência é igual dos outros aplicativos do mesmo ambiente. Já o híbrido (em 99% dos casos) não fica idêntico a um aplicativo nativo, terá uma carinha própria.

Como podem ver não existe bala de prata, vai depender muito de sua demanda, responda essas perguntas e seja feliz!

Previous Universal Apps - Compartilhando código entre o Windows e Windows Phone
Next Curso completo e grátis de Ionic 2 em português

About author

Paulo Rogério
Paulo Rogério 144 posts

Sou apaixonado por tecnologia e adoro criar aplicações desktop, web e mobile. Adoro aprender e compartilhar conhecimento, meu hobby é ajudar as pessoas.

You might also like

Mobile 0 Comments

Curso Ionic em português – Aula 9 – Tratando botão back da tela e do aparelho

Share this on WhatsAppVeja como remover o botão back da tela e tratar o back do hardware Pessoal, continuando com nossa série de vídeo aulas, hoje trago dicas de como

Mobile 0 Comments

Bomba! Xamarin agora permite desenvolver para iOS sem mesmo ter um Mac!

Share this on WhatsAppO Xamarin Live permite aos desenvolvedores implantar, testar e depurar seus aplicativos diretamente em dispositivos iOS e Android. Para isso basta instalar o aplicativo Xamarin Live Player

Veja como criar aplicação web, desktop e mobile com um único código

Share this on WhatsAppAndré Baltieri disponibiliza curso que leva AngularJS pra todo lado Esta semana nosso parceiro e amigo André Baltieri disponibilizou um curso muito interessante onde ele irá mostrar

4 Comments

  1. Hugo Campos
    março 01, 08:23 Reply
    Ótimo artigo, me ajudou a tirar algumas dúvidas.
  2. Heráclito
    abril 10, 12:50 Reply
    Paulo, Boa tarde! Gostei do seu artigo, muito bom. Estou querendo entrar na área de mobile, fazer uma aplicação para um cliente. Tenho uma dúvida, gostaria que me ajudasse se possível. Qual é a melhor ferramenta para usar o Ionic ou PhoneGap?
    • Paulo Rogério
      abril 10, 17:41 Reply
      Ambos são soluções híbridas, mas eu particularmente gostei mais do Ionic devido sua arquitetura. Achei melhor projetado que o Phonegap. Se fosse para escolher, eu iria de Ionic com certeza!

Leave a Reply