Trabalhando com classes Thread Safe (Wait on Lock) no C#

Trabalhando com classes Thread Safe (Wait on Lock) no C#

Fala galera, hoje resolvi trazer um post simples mas que pode ajudar muita gente.

Existem muitos cenários em que uma classe Thread Safe podem ser usadas, é muito comum vermos este cenários quando trabalhamos com muitas threads que manipulam um mesmo documento. Um exemplo claro é a gravação de logs.

Imagine uma aplicação onde abre várias threads e cada uma delas gravam alguma informação em um txt no disco, provavelmente você teria problemas, pois enquanto uma thread está escrevendo, outras outras querem escrever no mesmo tempo, com isso é levantada uma exception.

Para resolver esse tipo de problema podemos usar uma classe muito conhecida chamada ReaderWriterLockSlim, com ela é possível avisar a thread anterior para aguardar o término do processamento, assim que a primeira thread soltar o arquivo a segunda thread entra em ação.

Veja um exemplo abaixo:

Como podemos ver a classe ReaderWriterLockSlim nos facilita resolver este problema locando o processamento para thread corrente através do método EnterWriteLock() e liberando através do método ExitWriteLock().

Bom espero que tenham gostado da dica e até a próxima!

 

Previous Aprenda testar serviços com o Postman
Next Paralelismo com C#

About author

Paulo Rogério
Paulo Rogério 152 posts

Sou apaixonado por tecnologia e adoro criar aplicações desktop, web e mobile. Adoro aprender e compartilhar conhecimento, meu hobby é ajudar as pessoas.

You might also like

Veja como desenvolver para Drones!

Share this on WhatsAppAPI para drones é disponibilizada veja como acessar A empresa 3D Robotics desenvolveu e disponibilizou uma API para controlar drones chamada DroneKit. A API é de código

Validando dados com a classe ArgumentValidator no C#

Share this on WhatsAppConheça a classe ArgumentsValidator E ai pessoal beleza? Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma classe que eu criei que nos auxilia na validação de dados. Há

Veja como excluir um projeto no TFS

Share this on WhatsAppExcluindo projeto no TFS via prompt de comando Hoje resolvi trazer um pequeno vídeo para vocês que ensina a excluir um projeto da coleção do TFS. Basicamente

1 Comment

  1. Muito interessante o seu tópico. Espero que mantenha a qualidade do seu material, o que é raro atualmente na web. As vezes entro aqui para aprender mais. Até postei no g+ e os meus amigos estão curtindo Ótimo trabalho!

Leave a Reply