Apple força a barra e aplicativos híbridos precisam ser atualizados!

Apple força a barra e aplicativos híbridos precisam ser atualizados!

Fala Dev,

Hoje quero alertar de algo que já anda rolando um tempo e que muita gente ainda não deu atenção.

Se você é desenvolvedor de aplicativos híbridos que ainda utiliza a UIWebView para rodar seu aplicativos, você precisa dar atenção a este POST.

É hora de atualizar seus aplicativos! A Apple só aceitará envios de aplicativos iOS baseados em Ionic que contenham referências ao UIWebView até abril de 2020 (novos aplicativos) e dezembro de 2020 (aplicativos existentes). Para atender ao novo requisito, basta atualizar para a versão mais recente do Capacitor.

O que é a UIWebView

É basicamente um navegador Web onde roda seu aplicativo que permite ter acesso a recursos nativos do dispositivo móvel como Câmera, Bluetooth, Gps e etc.

E agora?

A Apple anunciou anteriormente a descontinuação do UIWebView em junho de 2018. A partir do iOS 12, eles começaram a alertar os desenvolvedores sobre a migração para o WKWebView, o sucessor do UIWebView.

Se você subir um aplicativo para a loja da Apple que ainda utiliza a UIWebView receberá a seguinte notificação.

Identificamos um ou mais problemas com uma entrega recente para seu aplicativo, [Nome do aplicativo e número da versão]. Sua entrega foi bem-sucedida, mas você pode corrigir os seguintes problemas na sua próxima entrega:
ITMS-90809: Uso preterido da API – a Apple deixará de aceitar envios de aplicativos que usam APIs UIWebView. Consulte https://developer.apple.com/documentation/uikit/uiwebview para obter mais informações.

Depois de corrigir os problemas, você pode usar o Xcode ou o Application Loader para carregar um novo binário no App Store Connect.

Cordova X Capacitor

Ao criar um aplicativo Ionic, você pode escolher entre Cordova ou Capacitor para acessar recursos nativos do aparelho. Embora as versões mais recentes sejam usadas WKWebView automaticamente, o Cordova ainda usa as APIs do UIWebView ou contém referências a elas (o Capacitor foi atualizado para remover essas referências).

Após o envio do aplicativo, a Apple pesquisa o código do aplicativo pela string “UIWebView” e gera um aviso de envio, se encontrado. Portanto, cordova-ios será necessária uma versão futura da (biblioteca Cordova iOS) para garantir que todas as referências às APIs do UIWebView sejam removidas.

Prazo

Se você não atualizar seu aplicativo não irá conseguir publica-lo na Apple.
Fique atenta aos prazos.
– abril de 2020: novos aplicativos
– de dezembro de 2020: aplicativos existentes

Solução

Em 25 de novembro de 2019, a equipe do Cordova lançou o Cordova iOS 5.1.0 , que desabilita o UIWebview em tempo de compilação. Veja o plano da equipe do cordova.

Como atualizar

  • Verifique se você possui um plug-in WKWebView instalado: o oficial Apache ou o Ionic . Todos os aplicativos iniciais Ionic incluem automaticamente cordova-plugin-ionic-webview.
  • Adicione <preference name="WKWebViewOnly" value="true" />ao seu arquivo config.xml.
  • Atualize cada plug-in do Cordova para a versão mais recente (eles também podem acionar o aviso). Melhor ainda – remova-os se não forem mais necessários!
  • Execute cordova prepare iospara aplicar as alterações.

Capacitor

Com esse aviso de descontinuação, agora é o momento perfeito para considerar a migração para o Capacitor , sucessor do Cordova que é usado no Ionic.

Bom espero que tenham gostado do conteúdo, não se esqueça de participar de nosso grupo de estudos e se cadastrar para receber novidades do site e receber cupons de cursos gratuitos.

Participe de nossos Grupos de Estudo

Receber novidades do site e receber cupons de desconto e cursos gratuitos

Vejo vocês no próximo artigo!


Previous Como FAZER meu APLICATIVO em Ionic FALAR?
Next GitHub compra NPM

About author

Paulo Rogério
Paulo Rogério 204 posts

Sou apaixonado por tecnologia e adoro criar aplicações desktop, web e mobile. Adoro aprender e compartilhar conhecimento, meu hobby é ajudar as pessoas.

You might also like

Mobile 6 Comments

Curso completo e gratuito de Angular 2!

Share this on WhatsAppAprenda agora mesmo tudo sobre Angular 2 gratuitamente Sabemos que o Angular JS é um framework javascript mantido pela gigante Google e que cresce cada vez mais

Mobile 3 Comments

[IONIC] – IonFab com Button e Label

Share this on WhatsAppOlá galera, tranquilo? A dica de hoje é também muito simples. Porém dá um certo estilo e agradabilidade para o usuário ao utilizar. Será um utilizando componente

Mobile 0 Comments

Curso Grátis Ionic – Estrutura de Pastas e Arquivos do Projeto

Share this on WhatsAppOlá galera, tudo bem? Bom, dando sequência à série “Iniciando com Ionic”, já esta no ar o novo vídeo. Nesse vídeo vamos conhecer um pouco sobre a

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply