Flutter – Conhecendo o SDK mobile do Google
Olá pessoal, beleza?
Há cerca de 3 anos venho me dedicando fortemente ao desenvolvimento mobile com o Ionic Framework.
Porém, há 5 ou 6 meses uma nova alternativa de desenvolvimento mobile vem me chamando muito a atenção e me dedico algumas horas diárias com ele, trata-se do Flutter.
Hoje vou explanar um pouco sobre esse poderoso Framework do Google, e, quem sabe despertar o interesse de vocês para mais uma opção para aprendizado e também influência profissional..
Bom,
O Flutter é o Framework móvel do Google que permite construir aplicativos Android e iOS com apenas um código. O Flutter é um código aberto e gratuito.
Ele inclui:
- Framework reativo moderno;
- Mecanismo de renderização em 2D muito rápido;
- Ferramentas para desenvolvimento;
- Widgets prontos que constituem os componentes da UI do aplicativo.
O que os usuários geralmente esperam de aplicativos?
Posso listar pelo menos 3 fatores:
- Design Bonito;
- Animações Suaves;
- Ótimo desempenho.
Além disso, os desenvolvedores precisam criar novos recursos sem comprometer a qualidade e o desempenho. É aí que o Flutter entra.
O Flutter fornece o melhor do desenvolvimento mobile: desempenho e integração de plataformas móveis, com desenvolvimento rápido e alcance multiplataforma e com ferramentas de UI portáteis.
Segundo o Google, o Flutter foi construído para melhorar a qualidade dos aplicativos, a velocidade do desenvolvimento, e para alcançar mais usuários.
O Flutter é único porque o código é compilado em ARM, ou seja, compila o código para cada plataforma. Isso agiliza a abertura e o desempenho do aplicativo. Além disso, utiliza um renderizador Mobile First acelerado por GPU para que haja consistência da UI entre as plataformas e o dispositivo. Então ele projeta os Widgets com um Framework personalizável e extensível em camadas.
Não há pontes entre o Framerwork e os Widgets, tornando a renderização eficiente e as animações mais suaves.
Com o Flutter, uma View é construída como uma árvore imutável de Widgets.
Os Widgets são a base dos aplicativos Flutter, é uma descrição de parte da interface do usuário e quase tudo é um Widget, escrito em Dart.
No Flutter, não existe arquivo distinto para personalização de layout (JS, HTML, CSS), tudo é definido em um Widget Flutter.
Quando o estado do Widget é alterado seja pela entrada do usuário ou por animações, o Widget se reconstrói de acordo com o novo estado, economizando tempo, pois a UI pode ser descrita como funções de estado. Não precisamos escrever códigos extras para atualizar a UI quando o estado for alterado.
O Mecanismo de renderização é construído no Skia, uma biblioteca de renderização gráfica em 2D, em Dart. Ele exibe Widgets para dispositivos iOS e Android. As plataformas precisam fornecer uma tela para o Flutter poder colocar os Widgets e o mecanismo de renderização. Por isso é bom obter uma compilação AOT (veremos mais abaixo) no código nativo.
Dart
O Flutter é escrito em Dart, uma linguagem concisa, fortemente tipificada e orientada a objeto. O Dart é bem semelhante à linguagens como Swift, C#, Java e JS.
O que torna o Dart adequado para o desenvolvimento mobile?
Primeiro, o desempenho tanto no desenvolvimento quando em produção, pois ele suporta a compilação JIT (Just-in-time) e a AOT (Ahead-of-time).
A JIT possibilita que o Flutter recompila o código no dispositivo, enquanto o aplicativo está rodando, isso faz com que a aplicação não perca o estado de desenvolvimento. Isso gera um ciclo de desenvolvimento muito rápido e produtivo, possibilitando o recarregamento expresso do aplicativo.
Na compilação AOT, as bibliotecas e funções utilizadas pelo código do aplicativo são compilados no código ARM nativo de cada plataforma. Isso é bom para lançar compilações, pois o código nativo se inicia rapidamente e possui desempenho previsível.
Pessoal, tudo isso faz realmente o Flutter se tornar diferenciado e só produzindo para perceberem como é incrível, realmente!
Vou deixar alguns links importantes aqui para vocês se familiarizarem com o Framework:
Flutter: https://flutter.io/
Dart: https://www.dartlang.org/
Muito conteúdo em Inglês está disponível na Internet, porém ainda está pobre em conteúdos em Português, com isso deixo a brecha aqui e compartilho com vocês o meu curso da Udemy “Flutter – Conhecendo o SDK mobile do Google”
https://www.udemy.com/flutter-conhecendo-na-pratica/?couponCode=FLUTTERILOVECODE
Utilizando o Cupom acima, deixo um preço bem acessível para vocês e semanalmente estou upando novos vídeos!!
Aproveite e espero que curtam essa dica!!
Valeu!
About author
You might also like
Validando dados com a classe ArgumentValidator no C#
Share this on WhatsAppConheça a classe ArgumentsValidator E ai pessoal beleza? Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma classe que eu criei que nos auxilia na validação de dados. Há
[IONIC 3] – Zoom em Imagem
Share this on WhatsAppOlá pessoal, tudo bem? A dica de hoje é bem simples e útil, vamos aprender facilmente a dar zoom em imagens com Ionic, ok? Bora lá? 1. Criar o
Xamarin – Como consumir uma api local que roda no IIS Express no emulador
Share this on WhatsAppAprenda a consumir uma api local direto do emulador Hoje venho trazer uma dica bem interessante para vocês, irei explicar como podemos rodar 2 projetos ao mesmo
0 Comments
No Comments Yet!
You can be first to comment this post!