Introdução sobre a Linguagem C#

Introdução sobre a Linguagem C#

Veja nesse artigo como começar com a linguagem C# com exemplos práticos

A linguagem de programação C# (lê-se C Sharp) surge como uma evolução da linguagem “C e C++” e destina-se a aplicações utilizando o .NET Framework, utilizando os novos conceitos de Orientação a Objetos (OO). A sintaxe do C# é altamente expressiva, mas ela também é simples e fácil de aprender. Como uma linguagem orientada à objetos, o C# suporta os conceitos de encapsulamento, herança e polimorfismo. Todas as variáveis e métodos, incluindo o método principal (Main), o ponto de execução de uma aplicação, são encapsuladas em definições de classes.
A nossa interface de desenvolvimento será o Visual Studio, você poderá baixar ele Aqui.

Para criarmos um novo projeto basta ir na aba Visual C# e selecionar,

 

<

 

Hello World
Ao criarmos um Console Application, ele gerou o seguinte código:

 

 

Encontre a parte referente a static void Main (string []args)

Entre as chaves iremos digitar a seguinte linha,
Console.WriteLine(“Hello World”);

Não se preocupe estaremos vendo  tudo que foi realizado e o significado de cada linha logo adiante.

Peço que clique no start para executar o nosso código.

Para resolver esse problema existe a seguinte solução

Basta digitar

 

Agora o nosso Hello World, ficará aberto até que clicamos uma tecla e depois fechará.

 

 

Agora vamos comentar sobre o nosso código:

A expressão Main;

Obrigatoriamente terá esse método, no qual o controle inicia e termina, nesse método é onde iremos escrever nossos comandos, métodos e funções.

Todo programa C# deve ter uma classe que defina o método Main( ), que deve ser declarado como estático  usando o modificador static, que diz ao runtime que o método pode ser chamado sem que a classe seja  instanciada. É através desse modificador que o runtime sabe qual será o ponto de entrada do programa no ambiente Win32, para poder passar o controle ao runtime .NET.  O “M” maiúsculo do método Main é obrigatório.

A expressão Console.WriteLine;

Nela estamos informando que abra uma janela do Console (DOS) e mostre oque foi digitado com o comando .Writeline, no caso (“Hello World”) e para informar que terminamos um código utilizamos um ponto–e-vírgula;

A expressão Console.ReadKey();

Ou seja, esse parâmetro espera que clicamos em algum tecla.

Variáveis no C# :

São definidas como locais de armazenamento temporário de diferentes tipos  como: números, palavras, datas e outros, que podem receber resultados de cálculos ou  entrada de dados pelo usuário.

No C#, utilizamos os seguintes tipos de dados

Tipos primitivos de dados em C#:

int = Números inteiros (32 bits por padrão)

long = Números inteiros (64 bits por padrão)

float = Números de ponto flutuante (32 bits por padrão)

double = Números de ponto flutuante (64 bits por padrão)

decimal = Valores monetários (128 bits por padrão)

string = Para sequências de caracteres (16 bits por caractere)

char = Para somente um caractere (16 bits)

bool = Valor booleano que pode ser (true) ou (false)

 

Comando de Entrada e Saída :

Para que haja um processamento  de dados, é necessário a entrada dos dados o processamento e então a saída do resultado.

O comando utilizado para entrada de dados no CSharp é o Console.ReadLine(). A variável recebe os dados que serão informados pelo usuário via teclado.

Ex :

Para a saída dos dados, ou seja, mostra o conteúdo de uma variável ou um texto na tela utiliza-se o comando Console.Write()  ou Console.WriteLine() sendo que esse imprime na tela e pula uma linha.

Ex:

 

Dependendo do tipo de dado da variável, a entrada tem que ser convertida para o mesmo tipo, pois toda entrada  de dados  o CSharp  entende como sendo um caractere qualquer, ou seja, um texto.

 

Recapitulando.

 

Vimos como criar um programa simples que imprime a frase Hello World utilizando o C#, a nossa IDE utilizada foi o Visual Studio, também vimos superficialmente o conceito de Variáveis e comandos de entrada e saída aonde iremos nos aprofundar nos próximos artigos.

 

Que tal utilizarmos o conceito de variáveis para imprimir o nosso Hello World?

 

Previous Seja um editor no I love code e fique conhecido na comunidade
Next Gerando uma lista utilizando Xamarin

About author

Murilo Eduardo
Murilo Eduardo 3 posts

Analista de suporte técnico da OAB/RO, apaixonado por tecnologia e café.

You might also like

Mobile 0 Comments

Conheça alguns atalhos do Visual Studio que irão agilizar seu dia!

Share this on WhatsAppConheça agora atalhos interessantes para usar no Visual Studio Sabemos que o mouse facilita muito o nosso dia a dia, com ele clicamos em menus, arrastamos documentos,

Visual Studio 0 Comments

Aprenda ser mais produtivo com o Visual Studio

Share this on WhatsAppAprenda atalhos e macetes do Visual Studio Pessoal, resolvi compartilhar com vocês algumas formas de tornar nosso trabalho mais produtivo com o Visual Studio. Sabemos que o

Visual Studio 2 Comments

Como proteger App.Config / Web.Config através do C#

Share this on WhatsAppHoje irei compartilhar com você uma técnica que eu utilizo para proteger o o arquivo de configuração dos meus projetos. É uma técnica muito simples, basicamente uso

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply