Introdução sobre a Linguagem C#

Introdução sobre a Linguagem C#

Veja nesse artigo como começar com a linguagem C# com exemplos práticos

A linguagem de programação C# (lê-se C Sharp) surge como uma evolução da linguagem “C e C++” e destina-se a aplicações utilizando o .NET Framework, utilizando os novos conceitos de Orientação a Objetos (OO). A sintaxe do C# é altamente expressiva, mas ela também é simples e fácil de aprender. Como uma linguagem orientada à objetos, o C# suporta os conceitos de encapsulamento, herança e polimorfismo. Todas as variáveis e métodos, incluindo o método principal (Main), o ponto de execução de uma aplicação, são encapsuladas em definições de classes.
A nossa interface de desenvolvimento será o Visual Studio, você poderá baixar ele Aqui.

Para criarmos um novo projeto basta ir na aba Visual C# e selecionar,

 

<

 

Hello World
Ao criarmos um Console Application, ele gerou o seguinte código:

 

 

Encontre a parte referente a static void Main (string []args)

Entre as chaves iremos digitar a seguinte linha,
Console.WriteLine(“Hello World”);

Não se preocupe estaremos vendo  tudo que foi realizado e o significado de cada linha logo adiante.

Peço que clique no start para executar o nosso código.

Para resolver esse problema existe a seguinte solução

Basta digitar

 

Agora o nosso Hello World, ficará aberto até que clicamos uma tecla e depois fechará.

 

 

Agora vamos comentar sobre o nosso código:

A expressão Main;

Obrigatoriamente terá esse método, no qual o controle inicia e termina, nesse método é onde iremos escrever nossos comandos, métodos e funções.

Todo programa C# deve ter uma classe que defina o método Main( ), que deve ser declarado como estático  usando o modificador static, que diz ao runtime que o método pode ser chamado sem que a classe seja  instanciada. É através desse modificador que o runtime sabe qual será o ponto de entrada do programa no ambiente Win32, para poder passar o controle ao runtime .NET.  O “M” maiúsculo do método Main é obrigatório.

A expressão Console.WriteLine;

Nela estamos informando que abra uma janela do Console (DOS) e mostre oque foi digitado com o comando .Writeline, no caso (“Hello World”) e para informar que terminamos um código utilizamos um ponto–e-vírgula;

A expressão Console.ReadKey();

Ou seja, esse parâmetro espera que clicamos em algum tecla.

Variáveis no C# :

São definidas como locais de armazenamento temporário de diferentes tipos  como: números, palavras, datas e outros, que podem receber resultados de cálculos ou  entrada de dados pelo usuário.

No C#, utilizamos os seguintes tipos de dados

Tipos primitivos de dados em C#:

int = Números inteiros (32 bits por padrão)

long = Números inteiros (64 bits por padrão)

float = Números de ponto flutuante (32 bits por padrão)

double = Números de ponto flutuante (64 bits por padrão)

decimal = Valores monetários (128 bits por padrão)

string = Para sequências de caracteres (16 bits por caractere)

char = Para somente um caractere (16 bits)

bool = Valor booleano que pode ser (true) ou (false)

 

Comando de Entrada e Saída :

Para que haja um processamento  de dados, é necessário a entrada dos dados o processamento e então a saída do resultado.

O comando utilizado para entrada de dados no CSharp é o Console.ReadLine(). A variável recebe os dados que serão informados pelo usuário via teclado.

Ex :

Para a saída dos dados, ou seja, mostra o conteúdo de uma variável ou um texto na tela utiliza-se o comando Console.Write()  ou Console.WriteLine() sendo que esse imprime na tela e pula uma linha.

Ex:

 

Dependendo do tipo de dado da variável, a entrada tem que ser convertida para o mesmo tipo, pois toda entrada  de dados  o CSharp  entende como sendo um caractere qualquer, ou seja, um texto.

 

Recapitulando.

 

Vimos como criar um programa simples que imprime a frase Hello World utilizando o C#, a nossa IDE utilizada foi o Visual Studio, também vimos superficialmente o conceito de Variáveis e comandos de entrada e saída aonde iremos nos aprofundar nos próximos artigos.

 

Que tal utilizarmos o conceito de variáveis para imprimir o nosso Hello World?

 

Previous Seja um editor no I love code e fique conhecido na comunidade
Next Gerando uma lista utilizando Xamarin

About author

Murilo Eduardo
Murilo Eduardo 3 posts

Analista de suporte técnico da OAB/RO, apaixonado por tecnologia e café.

You might also like

Nova linguagem de programação BIRL, trás muito humor!

Share this on WhatsAppConheça agora mesmo a linguagem de programação BIRL BIRL é a mais nova linguagem de programação inventada e promete trazer muito humor e diversão. Com BIRL você

Como mudar de vida (bom emprego ou renda extra)

Share this on WhatsAppFala pessoal, hoje venho abordar um assunto do interesse de muitos. Existem muitas pessoas que reclamam da vida dizendo coisas do tipo “Há eu não tive oportunidade

Comandos secretos do Google

Share this on WhatsAppConheça comandos secretos do Google para melhorar sua pesquisa Hoje resolvi compartilhar com vocês algo diferente, irei compartilhar alguns comandos secretos do buscador do Google. Sabemos que todo

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply